KARL BARDOSH
Acumulando mais de 30 anos de experiência profissional na Europa, Ásia, Brasil, Hollywood e Nova Iorque em todos os gêneros de cinema e televisão, o Prof. Karl Bardosh, da NYU (New York University), é um premiado diretor, produtor, escritor, editor de longas-metragens e curtas-metragens. , séries de televisão e documentários. Ao longo dos anos, o Prof. Bardosh tem sido um pioneiro em muitas áreas do cinema e da televisão.
O professor Bardosh iniciou a primeira série educacional de televisão em rede do mundo sobre a Estética do Cinema. Ele também foi o pioneiro em um novo gênero, Vídeos musicais de poesia com Allen Ginsberg e escreveu, dirigiu e editou o primeiro documentário americano sobre Bollywood e Cinema Paralelo Indiano para o American Public Broadcasting System, que foi executado durante o horário nobre por três anos. Bardosh escreveu e dirigiu o curta-metragem “Iron and Horse” - produzido no American Film Institute, filmado (em Panavision-Technicolor) pelo vencedor do Oscar Vilmos Zsigmond, estrelado pela indicada ao Oscar Lynn Carlin. O filme ganhou o prêmio de Melhor Curta-Metragem do Ano no Festival de Cinema dos EUA e foi o primeiro filme da AFI escolhido para distribuição nos cinemas pela Warner Brothers no Festival Internacional de Cinema de Melbourne.
Bardosh também produziu e dirigiu “Crossing the Bridge”, um documentário poético para a rede nacional de televisão da Hungria sobre a amizade entre o poeta indicado ao Prêmio Nobel, Sandor Weores, e o poeta laureado americano, William J. Smith. O filme apresentou visualizações surrealistas de poesia de última geração.